quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Inversão de Valores




O título é um grande conhecido de todos. Afinal, ao longo de nossas vidas quantas vezes não escutamos "inversão de valores".
Usei acima o verbo "escutar", propositalmente. Na maioria das vezes, escutamos, mas, não ouvimos. Noutras, ouvimos, mas, não assimilamos.
Nesta semana uma professora da minha faculdade, indignada, disse: "hoje há uma grande inversão de valores, onde, os que brigam pelos seus direitos passam a ser os vilões", referindo-se a um épisódio ocorrido em um determinado estabelecimento comercial.
Outro dia, um amigo diz: "Uma senhora pede ao motorista do ônibus uma carona, para levar os filhos à escola, porque perdeu o horário. Ele abre a porta de trás, errada, mas, gentilmente, e dá a carona. A mulher e os filhos (03), aparentando 05, 07 e uns 10 anos, entram e ocupam alguns lugares vazios, enquanto as pessoas que ainda estão entrando no ônibus, pagando suas passagens vão entrando e ficaram em pé, todos o percurso, sem o menor constrangimento da senhora que pediu a carona".
Na faculdade, temos vários amigos policiais civis, militares, que a grande maioria dos alunos jamais sonhariam que são policiais.
Porém, enquanto as pessoas que nos defendem, ou deveriam defender, precisam se esconder, ouço no metrô, agora cedo, 03 rapazes conversando, na maior naturalidade e, ainda, com ar de superioridade, que "puxaram" Febem, que o amigo A estã preso, que a mulher do amigo B está presa, e que, infelizmente, não deu certo o "resgate" do amigo C. Isso tudo, em um vagão, praticamente, lotado.
É isso mesmo, os bons precisam se esconder, viver no anonimato, fazer de conta que nada está acontecendo, enquanto os maus "louvam" suas glórias.
Não é questão só de "inversão de valores", mas, uma questão de escolha.
Esta semana, sobre questão de escolha, disse a um amigo: "a escolha entre você fazer o que gosta, mas, que te prejudica e ver o crescimento do teu filho é tua". Infelizmente, acho que ele abriu mão do filho. Isso sim é triste.
Infelizmente, nossa sociedade sofreu esta "inversão de valores" porque fizemos uma "escolha". Escolhemos fechar os olhos a tudo o que acontece e acreditar que esta doença social que vivemos não é problema nosso, mas sim do ESTADO. Esquecemos que o ESTADO somo nós também.
Tento acreditar que ainda temos conserto, mas, está difícil ver uma luz no fim do túnel.

Edison Calixto - Consultor especializado em administração patrimonial
E-mail: edison.calixto@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário