quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A importância da imagem pessoal



O cabelo, a vestimenta e seus acessórios, o jeito de se portar, de sentar, de falar, enfim tudo que se refere ao visual, integram sua imagem.

Já a imagem pessoal é muito mais do que a aparência exterior, abrange conjuntos de ações, conhecimentos, capacidades e competências de cada indivíduo.

Enquanto a aparência serve como cartão de visita (muitas vezes capaz de incluir e facilitar o acesso a contatos), como elemento integrante da imagem pessoal, não pode ser menosprezada, pois, querendo ou não toda pessoa é, irremediavelmente, julgada por quem a vê.

A imagem pessoal está em constante processo de aperfeiçoamento, assim como o desenvolvimento de habilidades e a aquisição de conhecimentos. Portanto, diariamente, todo ser humano se apresenta aos demais como efetivamente deseja, o que determina o modo que os outros o interpretam.

Ao passar a imagem de competente, vitorioso e otimista, as pessoas o verão desta forma, em contrapartida, ao demonstrar desânimo, insegurança e fracasso tornar-se-á muito mais árduo progredir face à marcante propaganda pessoal negativa. O sucesso está diretamente ligado à imagem pessoal.

Tendo em vista que ser e parecer estão intimamente ligados, é impossível construir uma imagem pessoal baseada em invencionices. Evidentemente ninguém perde sua identidade ao montar sua imagem, o que também não significa a perda do poder de desenvolver meios de se apresentar como talentoso e competente, determinando a imagem pessoal que se deseja transmitir.

Deve-se investir na imagem pessoal independente da idade, profissão, nível econômico, cargo ocupado e funções desempenhadas, até pelo motivo da própria subsistência, mantendo-se no mercado de trabalho, destacando-se e atraindo atenções, isto é puro marketing pessoal.

Da mesma forma que se deve aperfeiçoar a imagem pessoal, também se deve cuidar dela, especialmente na atual fase da informação e da vida virtual, não permitindo a divulgação de fatos e fotografias em redes de relacionamentos, como por exemplo o Orkut, a fim de preservar a imagem, que muitas vezes levou muitos anos para ser construída, evitando transtornos e até prejuízos financeiros ou profissionais.

Dr. Jacques Gassmann Júnior

Advogado

Graduado em 1985 – especializado em Direito Civil

Parceiro do Grupo Biomédic desde 1988

E-mail: juridico@jg1.com.br
Site:
www.jg1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário