terça-feira, 5 de março de 2013

Como declarar a compra e a venda de imóveis

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.

Vendi o meu apartamento no ano passado, mas não tive lucro com o negócio. Utilizei o dinheiro para pagar parte de um outro imóvel que está, em parte, financiado. Como devo proceder para declarar a operação?

É preciso preencher a declaração em duas partes. Na primeira, o contribuinte deverá clicar no campo de discriminação da ficha de bens e direito e informar sobre a venda do imóvel. É preciso detalhar o valor e os dados do comprador. Lembrando que o campo "situação do bem em 31/12/2012" deverá continuar zerado.

Na segunda parte, uma nova ficha de bens e direito vai constar a compra do novo imóvel. O preenchimento será a soma do valor recebido na venda mais as prestações que foram pagas até 31 de dezembro.

A Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes clique aqui


Fonte: Veja


Nenhum comentário:

Postar um comentário